As Harleys de volta às estradas brasileiras

Multa na estrada

Índice das Postagens da Viagem

RoteiroGuarapuava – Puerto Iguazu – Corrientes – Santa Fé – Mina Clavero – Mendoza – Viña del Mar – Santiago – San Luis – Pergamino – Buenos Aires – Montevideo – Punta del Este – Porto Alegre – Caxias do Sul – Ponta Grossa – Campinas

Hoje iríamos percorrer o trecho mais longo da viagem entre Punta del Este e Porto Alegre com 740 km. Como o trecho deste dia era longo, antecipamos a saída para as 7:00hs da manhã. Saímos agasalhados debaixo de uma temperatura amena e um céu com nuvens, mas prometendo que se abriria. Como prevíamos logo o céu estava totalmente azul e o sol escaldante.

Fizemos dois trechos de 220km e 260 km para abastecimento, não porque que queríamos andar, mas por falta de postos de gasolina. O Zé Maria e a Imaculada saíram de Punta del Este com sintomas de gripe que se manifestou na viagem através de dor no corpo tosse e congestão nasal.

Pane total na moto!

Na hora de sair, após os trâmites aduaneiros em Chuí, na fronteira Uruguay-Brasil, a moto do Zé Maria entrou em uma pane elétrica total e não dava partida de jeito nenhum.

Tiramos os bancos para acessar o compartimento da bateria, e todos unidos em volta do problema, verificavam os contatos, fusíveis, etc. Após vários palpites, numa tentativa de partida da moto, pôde ser observado uma faísca do pólo positivo da bateria para o chassi da moto. Levantamos a bateria (que fica um pouco solta na Heritage!) e foi constatado que um dos cabos da bateria foi “descascado” com o atrito com o quadro da moto provocando o curto que apagou o sistema elétrico da moto.

O Betão tinha fita isolante que foi usada para isolar o fio danificado. Recolocamos todos os componentes retirados da moto e demos a partida e a moto ligou normalmente sem problemas. Colocamos os bancos da moto e rumamos para o Brasil que ficava alguns quilômetros à frente.

Chuí

Cruzanto o Taim

Cruzando a Reserva Ecológica do Taim - Nov 2008

No Brasil, por um longo trecho da BR471, cruzamos a Estação Ecológica do Taim.

Além de uma paisagem deslumbrante, constatamos a rica fauna da região com os inúmeros animais silvestres que vimos nas margens da estrada.

Colocamos gasolina em Rio Grande quando o odômetro indicava 260 km. Almoçamos em local precário próximo ao Posto de Gasolina na cidade de Rio Grande.

Multados na estrada

Pouco depois de Pelotas o Jeferson, Betão e o Zé Maria foram parados pela Policia Rodoviária por ultrapassarem uma carreta em um trecho com faixa contínua. Nitidamente era uma “pegadinha” para incautos apressados uma vez que o trecho apresentava boas condições para ultrapassagem. Após meia hora de perda de tempo com os guardas fomos multados e retornamos para a estrada encontrando os outros 3 colegas parados mais à frente.

Pelotas

Porto Alegre

Chegamos ao Hotel Ibis de Porto Alegre por volta das 18:00hs. O grupo foi jantar numa Galeteria. O Zé Maria e a Imaculada ficaram no Hotel visto que a viagem foi mais cansativa para eles devido ao estado gripal que os dois se encontravam.
______________________________________________________________________________
Texto: José Maria

(Visitado 173 vezes, 1 visitas hoje)

Postar sua mensagem