Atacama 2011: Salta a San Pedro de Atacama

Salar no deserto de Atacama

Índice de Postagens da Viagem
O inícioGuarapuava – Puerto Iguazu – Corrientes – Salta – San Pedro de Atacama – Antofagasta – Caldera – La Serena – Viña del Mar – Santiago – Uspallata – San Luiz – Santiago del Estero – Chegando em Casa!

Como tinhamos um dia longo pela frente, resolvemos sair bem cedo de Salta…. por volta das 6:00 da manhã…. Tinhamos a alternativa de uma auto estrada, mas escolhemos uma outra (Rota 9), com 580 curvas para acertar os pneus das motos que ja estavam quadrados… foi arrepedimento só !!!! Uma escuridão danada, curvas de 180 graus que dava para ver a placa da moto… quase 100 kms de pura escuridão à beira do abismo, que deveria ser bem fundo, pois demorou quase 2 horas pra chegarmos ao fundo do vale, que já estava amanhecendo quando chegamos lá…. depois a estrada melhorou e lá fomos nós, rumo à cordilheira….

4800 metros de altitude!

A emoção foi aumentando a cada quilômetro que subíamos a Cordilheira dos Andes…. chegamos a 4800 metros de altitude…. muitoooooooo frio…. paramos antes da divisa, com o tanque quase vazio…. não dava para acreditar mas o posto era um verdaeiro casebre indígena no meio do nada…. e uma índia vendendo a gasolina tão necessária…. de tanque cheio continuamos rumo à divisa com o Chile….

Na aduana chegamos junto com um ônibus de turismo cheiro de dinamarquesas…. e alguma delas deu uma bufa para os guardas o que dificultou a nossa passagem nos obrigando a esperar a nossa vez !!!! Ainda não sabemos quem foi, mas desconfiamos de uma loira que estava na frente do Geraldo…. o espanhol ficou doido de raiva,,,, queria dar uma porrada nela…. e ainda diz que nao é estressado !!!! Antes de San Pedro de Atacama, ainda paramos mais uma vez, para um trago pois o frio estava insuportável….a temperatura estava em -4 graus e o vento aumentava ainda mais a sensação de frio!!!! Passamos pelos salares… coisa impressionante de linda !!! só as fotos para se ter uma idéia de como é isso !!!!

San Pedro de Atacama

San Pedro de Atacama

Chegamos à tão esperada San Pedro de Atacama…. A chegada foi no mínimo hilária…. O Geraldo perguntou para o oficial da alfandega: Onde é a cidade ??? O oficial respondeu: é aqui mesmo!!! Mas e o asfalto, onde é ??? E o guarda respondeu: não tem asfalto !!!! E aí o espanhol calmo, e nem um pouco estressado disse: Pqp !!!! Que pó !!!! Eu sou alérgico !!!!! O Helinho também tem alergia !!!! Haja rinossoro…. aí veio a Merda 6 … Quase tivemos que gastar mais 100 piezos pois acabamos na contra mão em uma rua de San Pedro do Atacama…. mas a Glaucia dizia: tem um certo charme essa cidade (ainda estamos procurando…..).

Hotel Casa de Don Tomas

O nosso hotel era show, o Hotel Casa de Dom Tomas… Show de pó !!! Mas o café da manhã foi jóia !!!! E tinha muito brasileiro lá !!!! Fomos à procura dos pacotes turísticos para os próximos dois dias…. O jantar foi maravilhoso, com vinho da regiao (seco…. muito seco…. acho que era de cactus…). Bem que tentamos Betão… mas não achamos a parrillada mais uma vez, nem carne de Lhama !!!!  Fomos dormir cedo para acordar bem no dia seguinte: Meia noite.

Vale de la Luna

Vale de La Luna - Deserto do Atacama

Vale de La Luna – Deserto do Atacama

O primeiro tour foi para o Vale de La Luna e Valle de la Muerte: show de paisagen… com várias Ladies tendo que fazer xixi no deserto, depois de 3 horas caminhando na areia fofa e dunas do deserto…. deem uma olhanda no YouTube, pois acho que alguém deve ter filmado isso e colocado na Net !!!! O pôr do sol no Vale de La Luna é maravilhoso… não dá para descrever… só vendo mesmo!!! Show de cores… e assim que o sol se põe, bate um frio danado, e aí lá fomos nos de volta a cidade, cansados das caminhadas, à procura de uma parrilhada ou carne de Lhama…. e nada Betâo…. mais uma dia sem Parrilhada, mas com muito pó…. fomos dormir cedo (meia noite), pois no dia seguinte, tínhamos passeio marcado par às 4:00 da manhâ: Os Geisers del Tatio.

Geisers del Tatio

Às 4:00 estávamos todos encapotados no lobby do hotel… frio, mas muito frio mesmo…. e nos disseram que chegaríamos aos geisers com temperatura de -10 graus…. A Van levou umas duas horas para chegar lá…. no meio do deserto, solavancos pra todo lado…. no escuro escutei alguns gemidos e achei que era o Helinho fazendo alguma coisa…. arrisquei uma olhada e era a Cris, que não aguentava mais de vontade de fazer xixi…. paramos o ônibus, e lá foi ela…. mas pra surpresa de todos nós, as outras mulheres tambem foram !!!! não só as nossas, mas tinha umas suecas, francesas, dinamarquesas (cositas finas,,,, de primera !!!)…. chamamos isso de xixi internacional no Atacama !!!!! O Helinho queria ir também, mas o motorista fechou a porta e não deixou os cuecas saírem.

Geisers del Tatio

Os Geisers del Tatio são espetaculares…. mas o frio é do cacete….. serviram café da manhã nos geisers, mas nós levamos nossa cachaça de Boituva… só assim para criar coragem de tomar banho nas piscinas de água quente…. eu e o Helinho dançamos La Macarena para delírio das gringas do nosso ônibus… de sunguinha colorida no meio do deserto !!!! só eu, o Helinho e as gringas…. aí a Cris percebeu e pulou na água também !!!! o Geraldo e a Solange só filmando de longe !!!!

Vulcão no Atacama

No caminho de volta, ainda pudemos ver um Vulcão ativo: LA PUTANA…. isso mesmo!!!  Esse é o nome do dito cujo, segundo nosso guia, em homenagem a uma senhorita do baixo meretrício, que prestava serviços sexuais aos mineiros da região !!!!!

Chegamos à empoeirada San Pedro para o nosso último jantar na cidade com esperança de descobrir o tão esperado charme da cidade, que a Glaucia insistia em encontrar…. ainda estamos procurando !!!! Quem sabe está escondido junto com a parrilhada, que também não encontramos ainda…. e fomos dormir cedo (meia noite !!!!) pois no dia seguinte lá íamos de novo para a estrada á caminho de Antofagasta.
_________________________________________________________________________
Texto: Folegatti/Geraldo/Helio

(Visitado 573 vezes, 1 visitas hoje)

There are 3 comments

  1. Yaskara Roberta Zini Ferreira

    Oi Cris e Helio essa viagem está sendo maravilhosa, adorei ver um pouco das cordilheiras, realmente é maravilhoso, imagino a emoção de vcs ao estar bem de perto, agora Cris me supreendi de vc aguentar o Frio pois vc o detesta, rsrsrs.
    Beijos mil e que Deus abençoe todos vcs .
    Saudades.
    Kaká, ALÊ e meninas.

    1. Cristiane

      oiii amiga, realmente nem eu sei como consegui passar por isso, mas olha o ser humano se surpreende como podemos nos acostumar com oque detestamos…..o frio até pude surportar, agora a vontade de fazer xixi era tanta, que até esquecia de sentir frio…rsrsrrsrs, muitas saudades, de todos vcs, ja comprei sua lembranca, pequena pois de moto vc sabe né!!!!!!mil bjjsss

    2. Cristiane C Fernandes

      Entrar na piscina natural do meio do deserto nunca imaginei!!!!!!Até eu me surpreendi comigo, pois estava morrendo de frio, muiiittooo friooooo…..rsrsrrsrsrs, mas tudo valeu a pena.

Postar sua mensagem