Os campos e o charme da Toscana

Os campos e a beleza da Toscana

Índice de Postagens da Viagem

RoteiroFlorença – Pisa, San Gimignano e Siena – San Galgano – San Quirico D´Orcia e arredores – Termas de Saturnia – Veneza

Neste post vamos dar dicas para aproveitar os campos e a beleza da Toscana. A dica mais importante é escolher um local base para ficar pelo menos 3 dias! Nós escolhemos San Quirico D´Orcia por ser um local central em relação aos lugares que queríamos visitar. Tinhamos também um interesse especial em fotografar a famosa vista do Agriturismo Podere Belvedere nas primeiras horas da manhã, no nascer do sol. Escolhemos ficar num hotel que dava para o famoso vale.

É muito importante marcar previamente no GPS Here, idealmente no Brasil, durante o planejamento da viagem, todos os pontos de fotografia (Photo Spots) famosos na Toscana. Quando você estiver na Toscana basta clicar sobre o ponto desejado no mapa que o GPS irá levá-lo até lá pelo melhor caminho, indicando inclusive os limites de velocidade que variam muito dependendo dos trechos das estradas.

Os campos e a beleza da Toscana

Os pontos de interesse marcados no GPS Here podem ser internos às cidades muradas (dentro da ZTL, Zona de Tráfego Limitado) ou em pontos da estrada! Pode ser um museu, um supermercado ou um estacionamento para deixar o carro fora da ZTL Abaixo damos dicas sobre os pontos que marcamos no GPS Here e visitamos em nossa viagem:

Podere Belvedere

Os campos e a beleza da ToscanaEsta vista é um dos cartões postais da Toscana! Fizemos esta foto às 5:30 horas da manhã na parte de trás do restaurante La Taverna Del Barbarossa que fica ao lado do hotel em que ficamos hospedados (Wellness Center Casanova Spa).  A imagem mostra o vale onde fica o agriturismo Podere Belvedere ao nascer do sol.  Nós tivemos sorte em pegar neblina neste local famoso e conseguir tirar esta foto de uma das casas mais fotografadas da Toscana. A foto ao lado foi feita com a lente em 90mm em uma câmera Nikon D5300. As coordenadas de localização do ponto desta fotografia no Google Maps é 43.062665 e 11.609205.

Ciprestes Valdorcia

Os campos e a beleza da ToscanaLocalizada entre San Quirico d’Orcia e Montalcino no Val d’Orcia esta é talvez a clareira de ciprestes mais fotografada do mundo. A fotografia ao lado foi feita na beira da estrada, com lente 50mm (não é necessário lente Zoom). A melhor luz para fotografar os ciprestes é na parte da manhã. Deve ser tomado cuidado pois o lugar fica sempre cheio de turistas com os carros mal estacionados no acostamento da estrada enquanto  fazem suas fotos.  As coordenadas de localização do ponto exato para fotografia no Google Maps é 43.063675 e 11.558731.

Agriturismo Poggio Covili

Os campos e a beleza da ToscanaEsta bela imagem de uma linha de ciprestes pode ser feita no ponto no de coordenadas 43.022906 e 11.632480 do Google Maps .

Um pouco mais adiante na estrada pode-se ter uma visão frontal da entrada com os ciprestes enfileirados em ambos os lados da estrada. As coordenadas de localização a fotografia abaixo  no Google Maps é 43.021887 e 11.636806.

Os campos e a beleza da Toscana

Agriturismo Baccoleno

Agriturismo BacollenoRodeado por belas colinas o Agriturismo Baccoleno fica na região de Asciano, a 30 minutos de carro de San Quirico D´Orcia.

Eu parei o carro em frente à porteira do lugar e para fazer a foto ao lado (esquerda) tive que entrar à pé passando ao lado da porteira. Após uns 100 metros de caminhada saí da pequena estrada e subi um pequeno aclive à esquerda da estrada. O melhor para fotografia é no período da manhã.

As coordenadas de localização do ponto onde parei o carro no Google Maps é 43.200569 e 11.590719.

Agriturismo Podere Casanova

Agriturismo Podere CasanovaNa região da Toscana praticamente todas as propriedades rurais são “enfeitadas” com Ciprestes dispostos ao longo de pequenas estradas, ao lado de construções e espalhados pelos campos. Dentre as inúmeras paisagens algumas se destacam e ficaram famosas, sendo capas de Revistas e Guias Turísticos.

É o caso da bucólica estrada com ciprestes do agriturismo Podere Casanova, uma das estradas mais fotografadas na Toscana. O melhor horário para fotografia é na parte da manhã em um ponto distante, utilizando lente Zoom.

A foto ao lado (direita) foi feita com uma lente Zoom 28-300mm. As coordenadas de localização para esta fotografia no Google Maps é 43.022992 e 11.777685.

Capela Vitaleta

Capela VitaletaA pequena Capela de Nossa Senhora da Vitaleta está  localizada no topo de uma colina, podendo ser vista em vários pontos da estrada que liga  San Quirico D’Orcia à Pienza. O melhor horário para fotografar é na parte da tarde, quando a capela tem a sua face frontal iluminada pelo sol. Há registros da existência da pequena capela em documento datado de 1590 e a forma atual é o resultado da reestruturação feita por de Giuseppe Partini em 1884, inspirada nos modelos do século X. Atualmente a Capela de Nossa Senhora da Vitaleta é considerada patrimônio da UNESCO. A foto acima foi feita a partir da estrada que liga San Quirico à Pienza, utilizando uma lente Zoom em 150mm em uma câmera Nikon D5300. As coordenadas de localização do ponto exato da fotografia no Google Maps é 43.076978 e 11.628082.

Capela VitaletaEmbora a Capela Vitaleta fique em uma propriedade particular, é possível visitá-la indo de carro por uma estrada de terra. Você encontrará uma porteira fechada que impedirá de entrar com o carro, mas observe que é possível deixar o carro estacionado ao lado da porteira e entrar à pé pela lateral da porteira, sem necessidade de pular cerca, e ir até a Capela seguindo por uns 300 mts. A foto ao lado foi feita com uma lente de 14mm em uma cãmera Nikon D750. As coordenadas de localização do ponto exato onde o carro foi estacionado no Google Maps é 43.070367 e 11.642132.

Capela Vitaleta

Montechiello

MontechielloFoi a menor cidade medieval que visitamos na viagem, com cerca de 200 habitantes! Valeu a pena visitar o lugar que é muito perto de Pienza e muito fácil de chegar. A cidade é muito tranquila e como fica no topo de um pequeno monte, tem uma bela vista para as montanhas do Val d’Orcia.  A origem de Monticchiello é do século X, quando era controlado por Siena e séculos depois por Florença. Não perca a oportunidade de conhecer a bela arquitetura de Monticchiello, a foto ao lado foi feita tendo como referência uma famosa foto do fotógrafo Henri Cartier-Bresson. Esta foto foi feita em frente da Igreja de San Leonardo e Cristoforo, onde fica uma obra-prima da arte italiana, a “Madonna con bambino”, de Pietro Lorenzetti. Esta igreja remonta à segunda metade do século XIII, com uma estrutura de uma nave única e três absides, com a fachada gótica adornada com um portal encimado por uma roseta.

PienzaVeja as ruínas da torre Cassero na parte alta do lugarejo, sendo possível também avistar outras duas torres sobrevivendo entre as oliveiras. Explore as ruelas sinuosas e estreitas com casas de pedra geralmente decoradas com vasos de flores. A porta di Sant’ Agataa fica na entrada principal de Monticchiello e está inserida entre 2 torres, onde pode ser visto o emblema de Siena e a pedra com a data 1213, data do início da construção da muralha. Visite Montechiello no final da tarde para apreciar o por do sol com  uma vista panorâmica sobre o Val d’Orcia e ao fundo a silhueta da cidade de Pienza.

Pienza

PienzaO nome vem do Papa Pio II, que nasceu aqui e significa a cidade de Pio, eleito Papa em 1458. O Pio II queria transformar sua cidade natal de Corsignano em uma na cidade renascentista ideal. Por esta razão, ele contratou Bernardo Rossellino, o arquiteto que já havia trabalhado com Leon Battista Alberti (famoso por criar a fachada de Santa Maria Novella), para construir a nova Pienza de acordo com conceitos humanistas de planejamento urbano. A construção da nova Pienza começou por volta de 1459 no alto da antiga aldeia e demorou cerca de quatro anos.

PienzaA morte prematura do Papa Pio II pôs fim à reorganização urbana da nova cidade, que permaneceu praticamente inalterada ao longo dos séculos. Os principais monumentos da cidade estão localizados na Piazza Pio II. Por desejo do Papa, a torre da catedral sobressai sobre todas as outras edifícações. A fachada é típica do Renascimento e é dividida em três partes por colunas arqueadas. Na ala esquerda há um campanário octogonal inspirado em outro que o Papa Pio II viu na Alemanha.

Outras edificações de interesse na praça são o Palazzo Borgia e o Palazzo Piccolomini, obra-prima de Rossellino inspirada no Palazzo Rucellai em Florença. Outros pontos de interesse são o Palazzo Ammannati, o Palazzo Gonzaga e o Palazzo del Cardinale Atrebatense. Atualmente  a cidade de Pienza é um Patrimônio Mundial da UNESCO e em 2004, todo o Val d’Orcia foi incluído na lista de Paisagens Culturais Mundiais da UNESCO. Uma curiosidade sobre Pienza são os nomes de algumas ruas  como Via dell’Amore (rua do amor) e Via del Bacio (rua do beijo), daí a fama dela fazer parte da rota do amor na Toscana.

Pienza
Montalcino

MontalcinoA cidade medieval de Montalcino é conhecida por seu excelente vinho Brunello di Montalcino, um dos tintos mais famosos do mundo. A cidade possui torres medievais e uma enorme fortaleza que se ergue logo na entrada da cidade. Ao visitar a cidade caminhe por suas ruas medievais estreitas e íngremes emparedadas por edifícios de pedra. Aproveite para degustar e comprar o famoso vinho Brunello, à venda em muitas lojas da cidade. Com vinhos famosos como o Brunello di Montalcino, o Rosso di Montalcino e o vinho de sobremesa branco chamado Moscadello, a cidade de Montalcino é uma cidade bastante próspera.

MontalcinoVisite a Fortaleza e caminhe pelas muralhas, confira a maravilhosa vista do topo e a enoteca interna à Fortaleza com oportunidade para  degustação de vinhos. A Fortaleza foi construída depois que Siena tomou Montalcino em 1361 e é um símbolo do orgulho da cidade. Visite o  Museo Civico e Dioceziano com obras de Bartolo di Fredi (obra Coroação de Maria), Luca di Tomme, Simone Martini, Vecchietta, Sano di Pietro (Madonna dell’Umiltà) e estátuas de terracota de Andrea della Robbia.

Google Map

Veja no mapa abaixo a localização exata do local onde foram tiradas as fotos acima.

Veja outras postagens com o Planejamento da Viagem e dicas específicas sobre cada lugar visitado na viagem: Florença PisaSan GimignanoSienaSan Galgano,  Termas de Saturnia e Veneza.

Veja o site da Viagem

Toscana

_______________________________________________________________
Texto: José Maria e Imaculada

(Visitado 2.600 vezes, 1 visitas hoje)

Postar sua mensagem