Chateau de Fontainebleau

Chateau Fontainebleau

O Chateau de Fontainebleau fica a 1 hora de Paris! Aproveitamos nossa visita a Paris e incluímos uma visita de um dia ao Chateau de Fontainebleau e ao Chateau Vaux-de-Viconte. Utilimos os serviços da empresa ParisCityVision que nos acomodou em um  confortável ônibus junto com outros turistas. O Chateau Fontainebleau é menor que Versailles, possuindo um interior magnificamente bem mobiliado, ornado com objetos de arte e também possui um belo parque com jardins ao redor.

A história do Chateau Fontainebleau

Fontainebleau foi palco de momentos históricos importantes. A visita ao chateau é uma ótima oportunidade para conhecer o palco de eventos importantes, muito deles relacionados à Napoleão. A história do palácio de Fontainebleau é cheia de intrigas e episódios românticos, envolvendo os reis Henrique IV, Catherine de Médicis, Louis XIII, Louis XIV, Louis XVI e Marie Antoinette. Foi palco também de acontecimentos tristes como a morte por tuberculose do infante Louis, filho único de Luis XV. Uma curiosidade é os monogramas com as iniciais do nome de Henrique e da sua mulher, Catarina de Médicis, que se vê por toda parte, foram elaborados de forma que de cada lado do “H” há um “C”, formando na verdade dois “D”s, inicial da amante do rei, Diana de Poitier.

Fontainebleau foi também palco  de inúmeros acontecimentos políticos como a assinatura dos tratados como a fixação das fronteiras entre a Áustria e o Reino da Itália. Outro fato importante que supostamente ocorreu no chateau, é a assinatura de Napoleão da sua abdicação antes de partir para Ilha de Elba, onde iria morrer. O chateau tem toda uma parte dedicada à Napoleão, com direito à indumentária que ele usou na sua coroação. Da mesma forma que o Palácio de Versailles é voltado para o Rei Luís XIV e o Chateau Fontainebleau tem o foco em Napoleão, com a vantagem de ter muito mais objetos e obras de arte em seu interior.

O interior do Chateau de Fontainebleau

Por fora, Fontainebleau parece menos sofisticado do que Versalhes, mas sua decoração interior é extremamente suntuosa. Você poderá visitar livremente a Galeria François I, os Grandes Apartamentos, os apartamentos de Madame de Maintenon e o Salão de Baile.  A visita aos Pequenos Apartamentos do Imperador e da Imperatriz e à sala do trono.

Museus do Chateau de Fontainebleau

No interior do Chateau de Fontainebleau funcionam dois museus, o de Napoleão I, composto de quinze salas com uma rica coleção de pinturas, móveis e objetos pessoais do imperador e de sua família, e o Museu Chinês, com móveis e objetos saqueados durante a ocupação de Pequim pelos franceses. 

_____________________________________________________________
Texto: José Maria

(Visitado 652 vezes, 1 visitas hoje)

Postar sua mensagem