Fotografando Paris

Fotografando ParisIndependentemente do número de vezes que você já tenha ido a Paris, existe em cada viagem algo novo para descobrir… Paris é a cidade mais visitada do planeta, com seus belos jardins e praças, museus, o rio Sena, os cafés, as pessoas, a moda… Para onde você olhar, há sempre algo para fotografar, um monumento para visitar, um café para curtir…. É impossível chegar a Paris sem sentir uma forte emoção batendo no peito!

Estivemos em Paris por 9 dias em junho de 2015 e compilamos neste post inúmeras dicas para que você possa aproveitar o máximo a sua viagem a Paris.

Defina o objetivo da sua Viagem a Paris

Torre EiffelComo uma visita à cidade de Paris pode ter um número ilimitado de lugares e coisas para fazer, por razões de otimização de tempo, é muito importante que antes de qualquer outra coisa você defina o objetivo principal da sua viagem…Alguns objetivos principais poderiam ser:

  • Objetivo Cultural: desejo conhecer os museus de Paris
  • Objetivo Gastronômico: desejo conhecer a culinária Francesa
  • Objetivo Artístico: desejo assistir Shows e Espetáculos de Paris
  • Objetivo Fotográfico: desejo registrar em fotos diurnas e noturnas todo o esplendor da cidade luz
  • Objetivo de Compras: desejo fazer compras nos points de moda de Paris além de comprar produtos locais
  • Etc.

Obviamente você pode desejar fazer mais de uma das coisas acima, mas é muito importante que você defina o seu “principal” objetivo na visita à Paris.

Em nossa última viagem tivemos como objetivo principal fotografar a cidade e registrar a nossa presença da melhor forma possível. Portanto, vamos definir neste post este objetivo para exemplificarmos os desdobramentos no planejamento da viagem. Obviamente, um objetivo diferente pode levar a outro planejamento com algumas partes similares e com outras completamente diferentes.

Objetivo da Viagem: Fotografar Paris!

Mochila da DSLR com equipamentosSe o seu objetivo for “Fotografar Paris” considere o fato que você deve minimamente dominar as técnicas de fotografia diurna e noturna e principalmente disponha de equipamento profissional ou semi-profissional para fazer o registro fotográfico. Caso você não disponha de conhecimentos de fotografia ou não disponha de equipamentos adequados você poderá se esforçar, mas os resultados poderão ficar muito comprometidos.

Em nossa viagem levamos os seguintes equipamentos:

  • 1 Câmera Fotográfica DSLR
  • 1 Controle Remoto para Câmera DSLR
  • 1 Flash externo
  • 2 lentes (1 Zoom de 28-300mm e uma fixa 50mm f1.8)
  • 2 Radio Flashes
  • 1 Filtro ND 8
  • 1 tripé pequeno para a câmera
  • 1 micro-tripé para o Flash
  • 2 baterias para a Câmera
  • 1 Carregador para as baterias
  • 4 Cartões de memória com 32 Gb cada.

Veja ao lado os equipamentos fotográficos acondicionados na mochila. A mochila com todos os equipamentos pesava cerca de 5 kg sendo que alguns equipamentos seriam levados apenas nos dias onde seriam necessários para o tipo de foto que iria ser feita (Ex. Flash para fotos noturnas).

Quando ir a Paris e quanto tempo ficar

Independente do objetivo da viagem a época ideal para viajar para Paris é na Primavera ou no Outono. O verão, além de quente, coincide com as férias na Europa dificultando reservas de hotéis além da existência de longas filas nos monumentos principais. No inverno o frio limita muito os deslocamentos e os passeios além de escurecer muito cedo.

O tempo necessário para a viagem tem a ver com o objetivo definido: “Fotografar Paris”. A nossa sugestão é que você busque na internet por referências fotográficas das atrações e locações interessantes para fotografias em Paris. Uma vez levantados os lugares de interesse para fotografar você deve estimar o tempo necessário para fazer as sessões de fotos e com isso terá a ideia de quantos dias serão necessários.

Procure fazer um planejamento diário antecipado dos trajetos e locais que deseja ir fotografar. Considere neste planejamento os dias de funcionamento e horários de abertura e fechamento dos museus e monumentos. Procure também analisar as condições de luz para definir se o melhor horário para a sessão fotográfica em determinado monumento é na parte da manhã ou no final da tarde. Tenha em mente que na primavera o sol nasce em Paris às 6:00hs da amanhã e se põe às 22:00hs.

Lembre-se que alguns monumentos podem exigir sessões fotográficas em diferentes horas do dia. Nós fomos 3 vezes na Torre Eiffel: uma vez com a iluminação matutina (6:00hs da manhã), outra no pôr do sol (às 22:00hs na primavera) e finalmente fomos à meia-noite para pegar a torre totalmente iluminada sob um céu totalmente escuro. Nos 9 dias que ficamos em Paris fotografamos praticamente todos os principais pontos de interesse, incluindo o Palácio de Versalhes.

Onde ficar em Paris

Sugerimos que seja escolhido um hotel bem localizado e bem servido por linhas de metrô pois com certeza você economizará muito tempo. Lembre-se que você deverá com certeza ter que passar no final da tarde no hotel para tomar um banho e trocar de roupa (importante para sair bem nas fotos noturnas) e também colocar na mochila os equipamentos adequados para as fotos noturnas. No final da sessão de fotos noturnas, será muito comum você retornar ao Hotel somente depois da meia-noite.

Outra dica é procurar otimizar os jantares para que até no máximo às 21:00hs você já tenha jantado e esteja partindo para as sessões fotográficas noturnas. Como a região próxima ao nosso hotel era repleta de restaurantes próximos (Passage Verdeau, Passage des Panoramas, Passage Jouffroy, etc), nós frequentemente comíamos nestes restaurantes antes de partir para a noitada de fotos.

Outra dica é sobre o café da manhã, inúmeras vezes saímos cedo do Hotel, antes de haver locais abertos para tomarmos café da manhã! Neste caso, lembre-se de comprar no dia anterior em um supermercado algo que você possa comer no quarto do Hotel antes de sair para as fotos no dia seguinte.

Como se locomover em Paris

Você vai para qualquer local em Paris utilizando o metrô. Lembre-se que o Metrô inicia a operação às 5:30hs da manhã e termina às 1:30hs da madrugada (2:30hs nas sextas e sábados). Andar de metrô e pelas ruas de Paris é muito seguro e com certeza muito mais seguro que andar pelos grandes centros urbanos no Brasil.

Como mapa, sugerimos que você utilize em seu celular os aplicativos:

Com o aplicativo “Paris Travel Guide and Offline City Map” você poderá ver o mapa da cidade na tela do seu smartphone com um “cursor” que, via GPS, indica onde você está sobre o mapa. Desta forma, para se orientar, basta você olhar o sentido que o circulo está se deslocando no mapa. O aplicativo “Paris Metro Map and Route Planner” permite que você consulte e planeje o seu trajeto pelas linhas de metrô de Paris no seu smartphone.

Onde ir em Paris

Como dito anteriormente, procure fazer um planejamento diário antecipado dos trajetos e locais que deseja ir fotografar. Antecipe os pontos de interesse, pesquisando previamente na internet por referências fotográficas de lugares interessantes. Nesta pesquisa prévia estude a iluminação para decidir se é melhor ir na parte da manhã ou na parte da tarde.

Uma vez levantados os lugares de interesse para fotografar otimize os trajetos e estime o tempo necessário para fazer as fotos. Considere no planejamento o fato que alguns locais são repletos de turistas e para serem fotografados tranquilamente deve-se planejar a sessão para o período da manhã, antes da chegada dos turistas que geralmente acontece por volta das 9:30hs. Considere que na primavera de Paris o sol nasce as 6:00hs e se põe somente às 22:00hs.

Alguns lugares não famosos podem ser oportunidades para fazer fotos espetaculares. E mesmo os monumentos famosos possuem ângulos pouco explorados que podem ser oportunidades para belas fotografias.

Lembre-se que nem sempre as lentes que você levou para a viagem serão suficientes para fotografar todas as oportunidades de fotografia, portanto considere a possibilidade de nestes casos fazer diversas fotos para Photomerge posterior em programas como o Photoshop (que além de emendar as fotos fará a correção automática da perspectiva). Lembre que esta técnica pode ser utilizada tanto em fotos horizontais (panorâmicas) como verticais… Por exemplo, você pode necessitar fotografar a torre Eiffel de determinado lugar onde, devido ao tamanho da Torre, é impossível enquadrá-la totalmente em uma única foto com as suas lentes…neste caso tire mais de uma foto e emende-as (função Photomerge no Photoshop) posteriormente.

Procure privilegiar caminhadas pelas ruas, pois as oportunidades para fotografia aparecem de forma inesperada.

Fotografando Paris

As oportunidades para fotografar Paris são infinitas… Além dos famosos pontos (Torre Eiffel, Notre Dame, Arco do Triunfo, Louvre, etc.) é preciso visitar as antigas ruas do bairro Marais… as charmosas e estreitas ruas de Montmartre com suas escadas e artistas nas praças…curtir o Quartier Latin um dos mais antigos e animados bairros de Paris… comer em um charmoso bistrô, sentar em um dos famosos cafés, visitar as livrarias e os museus…

Listamos abaixo alguns pontos de interesse para fotografia em Paris:

  • Planeje ir no topo da Torre Montparnasse para fotografar o por do sol que na primavera é próximo as 22:00hs. Se por razões de tempo, você tiver que escolher entre subir na Torre Eiffel ou na Torre Montparnasse sem dúvida nenhuma escolha a Torre Montparnasse! Planeje jantar no Restaurant Ciel de Paris que fica no topo da Torre Montparnasse e curta a lindíssima vista da Torre Eiffel…
  • Planeje ir no Champs de Mars para fotografar o por do sol contrastando com a Torre Eiffel. Aproveite para sentar no gramado que fica cheio de turistas aguardando o anoitecer…se possível leve taças e champanhe para brindar…os turistas fazem isso!!

Pôr do Sol no Champs de Mars

  • Planeje ir no Trocadero por volta das 23:00hs para fotografar os efeitos luminosos da Torre Eiffel e aproveite a animação dos turistas e grupos musicais se apresentando informalmente no local!

Torre Eiffel vista do Trocadero

  • Ao visitar a região da Torre Eiffel planeje almoçar na Rue Cler aproveitando para fotografar as bancas de flores e frutas existentes ao longo da rua.

Rue Cler

  • Planeje fotografar as belíssimas pontes de Paris!  A ponte Alexandre III é uma homenagem ao Tsar da Rússia foi construída durante a Belle Époque e conecta os Inválides ao Grand Palais e Petit Palais. A Pont Solférino é uma ponte de pedestre que liga o Jardim des Tulleries ao Museu D´Orsay. A Pont des Arts é uma passarela de pedestres que oferece uma das vistas mais românticas de Paris sendo possível ver a Île de la Cité com as torres da Notre Dame. É nesta ponte que até maio de 2015 os amantes escreviam seus nomes em cadeados e os colocavam presos nas grades e jogavam as chaves dentro do rio com juras de amor eterno. Atualmente os cadeados foram retirados da ponte! Outras pontes interessantes para fotografia: Pont Neuf, Pont de Bir-Hakeim, Pont d’Iéna, etc.

Pont de Solférino

Pont Alexandre III

  • Planeje fotografar as Passages e Galeries antigas no centro de Paris como a Passage Verdeau, Passage Jouffroy, Passage des Panoramas, Passage des Princess e Galerie Vivienne. Como na maioria destas Passages os tetos são de vidro, o melhor horário para fotografar na primavera é por volta das 20:00hs quando as luzes são acesas mas ainda existe iluminação natural externa.

Passage des Panoramas

  • Planeje ir na parte externa do Museu do Louvre na parte da manhã por volta das 6:00hs e na parte da noite às 9:30hs para fotografar o efeito do sol na Pirâmide de vidro em ângulos diferentes. Para as fotos noturnas, escolha um dia da semana em que o Museu do Louvre fica aberto até 21:30hs (toda terça e quinta-feira) pois nestes dias as fontes de água em torno da Pirâmide ficam ligadas até tarde.

Pôr do Sol no Louvre

  • Procure referências fotográficas em Montmartre (escadas, becos, etc.) pois o lugar é muito fotogênico podendo render belíssimas fotos.

Montmartre

  • Visitando o Museu D´Orsay fotografe o gigantesco relógio no último andar do Museu…se possível enquadre uma pessoa junto com o relógio para mostrar o tamanho do mesmo.

Museu D´Orsay

  • Visitando o Museu D´Olangerie faça fotos na sala das Ninféias de Claude Monet…Além da belíssima iluminação da sala será uma ótima oportunidades para fazer Retratos utilizando o famoso “pano de fundo” das Ninféias pintado por Monet.

Olangerie Museum, Paris

  • Visite o terraço da Loja Printemps de onde podem ser feitas belas fotografias de Paris vista do alto.

Terraço da loja Printemps

  • Planeje fotografar a avenida Champs Elyses à noite, logo depois que as luzes do Arco do Triunfo são acesas (após as 22:00hs). Lembre-se de levar tripé e filtro ND para a Câmera para fazer a famosa foto “clichê” da avenida com o Arco do Triunfo ao fundo e os rastros dos faróis dos automóveis…

Champs Elyses à noite

  • Planeje fotografar a Ile de La Cité (Notre Dame) e a Ile Saint-Louis passando pelos caminhos de pedestres as margens do rio Senna. Alguns pontos de interesse poderão ser melhor fotografados no período da manhã outros antes do pôr do sol.

Notre Dame

  • Finalmente, caso você tenha tempo e goste de Museus, existem alguns Museus não tão famosos que podem ser interessantes visitar e fotografar: Museu Jacquemart-André, Museu Nissim Camondo, Museu Gustave Moreau, Museu Delacroix, Museu de La Vie Romantique, etc.

Museu Nissin Camondo

Visite o Site!

Paris com Charme

Veja mais sobre a viagem em nosso eBook!

 

______________________________________________________________________________
Texto: José Maria

(Visitado 1.597 vezes, 1 visitas hoje)

There are 7 comments

    1. johnny

      Quando fomos em museus na cidade de Paris, deixamos o tripé no Hotel pois existem restrições ao uso de tripés em alguns museus! No caso dos castelos do Vale do Loire levamos tripé e utilizamos bastante! Em alguns deles (Ex. Chambord) usamos para fotos nos jardins e tivemos que deixar na portaria ao entrarmos dentro do castelo.

    1. johnny

      Olá Michele! No Louvre você não poderá entrar…verifique se exite forma de guardar o Tripe (como no Museu L´Olangerie). Já na torre Eiffel eu não saberia dizer!

Postar sua mensagem