Fotografando o Antelope Slot Canyon

Antelope Slot Canyon

Índice das Postagens da Viagem

RoteiroLas Vegas – Page – Monument Valley – Moab – Bryce Canyon National Park – Grand Canyon National Park – Rota 66

Planejamos desta vez visitar o Antelope Canyon, pois em nossa viagem de 2006 passamos batido sem ver este surpreendente canyon. O Antelope Canyon é uma garganta entalhada no solo rochoso, localizada próximo à cidade de Page, no estado do Arizona, nos  Estados Unidos.

Reserva dos Navajos

Antellope CanyonO Canyon está localizado em terras dos índios Navajos que controlam, agendam e guiam a visitação ao local. O Antelope Canyon  inclui duas seções que devem ser visitadas em tours separadas,  o “Upper Antelope Canyon” e o “Lower Antelope Canyon” .

O Antelope Canyon foi formado pela erosão do arenito do solo  causado pelos fortes fluxos de água que ocorrem após fortes chuvas na região. A água da chuva ao escorrer pelo terreno com alta velocidade  e carregando a areia do deserto  formou o canyon esculpindo  as suas paredes em belas  passagens estreitas.  Ao longo do tempo, as passagens foram construídas pela água/areia tornando os corredores mais profundos e suavizando as bordas duras,  formando paredes “fluídicas” nas rochas do canyon.

Antelope Slot CanyonAs inundações no canyon  são raras, mas muito perigosas para os turistas que estiverem no interior do canyon no momento da inundação. A última inundação  ocorreu em 30 de outubro de 2006 e durou 36 horas causando o fechamento do Lower Antelope Canyon por cinco meses. Em 12 de agosto de 1997, onze turistas foram pegos de surpresa e morreram  no interior do Lower Antelope Canyon por uma inundação repentina.

Lower Antelope Slot Canyon

Por restrições de tempo dedicado à Page em nossa viagem, não visitamos o Lower Antelope Canyon. Segundo fontes na internet, o local é em desnível sendo o acesso feito por escadas. Antes da instalação de escadas de metal,  os visitantes tinham que escalar  certas áreas difíceis no interior do canyon. Mesmo após a instalação de escadas a caminhada é mais difícil do que no Upper Antelope Canyon.  O Lower Antelope Canyon atrai um número considerável de fotógrafos, já o Upper Antelope Canyon atrai mais turistas comuns.

Upper Antelope Slot Canyon

Antelope Slot CanyonO Upper Antelope Canyon está  localizado a poucos quilômetros de distância do Lower Antelope Canyon.  É o mais visitado por turistas pelo fato de todo o interior do canyon ser no nível do solo e não exigir escalada. Em segundo lugar pela presença mais comum de luz solar direta irradiando pelas aberturas no topo do canyon que no Lower Canyon Lower, o que facilita  fotografias sem tripé e com ISO mais baixo.

Antelope Slot CanyonA entrada de luz no interior do canyon depende da hora do dia e da época do ano. Os feixes de luz do sol começam a criar raios de luz no interior do canyon a partir de março  até outubro entre 10hs e 14hs do dia. Entretanto, no início da manhã e no final da tarde a luz do sol, mais inclinada, gera também iluminações surpreendentes no interior do canyon.

Fotografando o Antelope Slot Canyon

As sugestões abaixo foram feitas a partir da nossa visita ao Upper Antelope Canyon e tem o objetivo de ajudar quem for visitar o canyon. A experiência de fotografar o canyon é única e apresenta certas dificuldades que devem ser planejadas anteriormente.

Antelope Slot CanyonO sol mais elevado entre os meses de março e outubro, trás mais luz para o interior do canyon e provoca a formação de feixes de luz nas fendas do teto. Se o seu objetivo for fotografar estes feixes de luz você deve levar o horário do dia  em consideração, interagindo com os guias  locais e tentando agendar (ou reagendar)  a visita para os momentos  que a luz penetra verticalmente as fendas do canyon.

Antelope Slot CanyonVocê terá dificuldades para agendamento visto que estes horários são muito disputados pelos turistas e fotógrafos. Caso consiga agendar, prepare-se para partilhar as locações com inúmeros outros fotógrafos que estarão com você no interior do canyon.

Antelope Slot CanyonComo nossa visita foi feita durante a primavera, o agendamento foi mais fácil mas somente conseguimos agendar com 30 dias de antecedencia para o horário das 6:30hs da manhã! Vendo minhas fotografias dá para constatar que mesmo em um horário não tão adequado podem ser feitas ótimas fotografias se o seu objetivo prioritário não for fotografar os feixes de luz que descem a partir do teto do canyon.

Antelope Slot Canyon

Utilizamos uma lente 24-70mm e camera Nikon D750. Na maioria das vezes usei a lente em grande angular (24mm) e em alguns lugares usei o zoom (70mm) para pegar alguns detalhes das paredes/teto do canyon.  Não se esqueça de clicar também olhando para cima, embora seja uma posição desconfortável, grandes imagens podem ser encontradas no contraste do teto e com o céu que aparece nas frestas.

Antelope Slot CanyonO EXIF das fotos que fiz sem uso de tripé no interior do canyon às 6:30hs da manhã no mês de maio, ficou em torno de ISO 3200, velocidade 1/60 e abertura entre f/2.8 e f/5.6. Portanto, vá com uma boa câmera que possa fazer fotos com qualidade com ISO 3200!!

Agende a sua visita ao Antelope Slot Canyon

A visita no Antelope Canyon é feita exclusivamente em grupos guiados por índios Navajos que exploram o canyon em uma tour de cerca de 50 minutos de duração no interior do canyon e mais cerca de 30 minutos de deslocamento de Page até o canyon. Eles fornecem tranporte 4×4 a partir da cidade de Page e o agendamento (www.antelopeslotcanyon.com) deve ser feito com antecedência pela internet ao custo de cerca de US$50,00/pessoa (Upper Antelope Canyon). Há inúmeras empresas dos índios Navajos que fazem o tour, nós fomos pela Antelope Slot Canyon Tour by Chief Tsosie.

Outras atrações de Page

Visite também o Horseshoe Bend na rodovia US 89 a poucas milhas ao sul da cidade de Page.  O nome se deve ao formato de ferradura de uma curva do rio Colorado.  A melhor vista é alcançada por meio de uma trilha de cerca de um quilômetro de caminhada pelo deserto, partindo da rodovia U.S.89 onde há uma estacionamento para os veículos. A trilha termina em um penhasco às margens do rio, cujas paredes tem cerca de 400 metros em relação ao nível do rio Colorado.

Horseshoe BendA Wahwhep Marina fica próximo da cidade de Page a  cerca de ¼ milha da costa do Lago Powell. Vá no por do sol que é o momento ideal para fazer belas fotografias do Lake Powel. A Wahweap Marina oferece muita diversão com uma grande variedade de barcos e atividades para você escolher. Você também pode desfrutar do restaurante  e loja de presentes no Lago Powell Resort.

Whawhep Marina

_______________________________________________

Texto: José Maria

 

(Visitado 457 vezes, 1 visitas hoje)

Postar sua mensagem