Deserto do Atacama no Chile

Neste post abordarei as atrações do deserto do Atacama ao norte do Chile, um dos destinos preferidos de motociclistas em busca de aventura e belas paisagens. Planejamos ir até o Atacama em motocicletas Harley Davidson em  2011. As informações e fotos deste post são baseadas em viagens de amigos.

Igreja de San Pedro de Atacama

A principal cidade do ponto de vista turístico é San Pedro de Atacama, um pequeno lugarejo com cerca de 4 mil habitantes que fica estrategicamente posicionado a 2400 metros de altitude no meio de inúmeras atrações do deserto do Atacama. São necessários pelo menos tres dias para conhecer as principais pontos turísticos que ficam num raio de 100 quilometros da cidade. Algumas atrações exigem rígido horário de saída, de madrugada, sob pena do visitante não aproveitar  o passeio.

O transporte para os pontos turísticos deverá ser de Vans das várias empresas da cidade. Os preços dos tours são tabelados, e com cerca de 32.000 pesos é possível visitar todos os pontos de interesse (Gêisers, Vulcões, Vale de la Luna, Salar do Atacama e Lagunas Altiplânicas).

Dunas no Vale de La Luna – Deserto do Atacama

O Vale de La Luna fica cerca de 14 km a oeste de San Pedro, sendo formado por uma pequena depressão de 500 metros de diâmetro, com solo salino e rodeado por morros com formações exóticas compondo uma assombrosa paisagem lunar.  As pedras apresentam formas estranhas, sendo possível visualizar objetos e pessoas esculpidas pela natureza nas pedras, destacam-se as Três Marias, o Anfiteatro e cavernas. É obrigatório a subida pela crista de uma das dunas de cujo topo se tem uma vista espetacular do vale. O melhor período para visita é no horário da manhã cedo ou no final da tarde devido ao intenso calor do dia podendo chegar facilmente aos 54°C. O contraste do nascer e do por do sol proporciona também  uma maravilhosa combinação de cores nas montanhas.

Vale de La Luna – Deserto do Atacama

O início do Salar de Atacama fica a 10 km ao sul de San Pedro. O salar ocupa uma área de mais de 3 mil km quadrados coberto por uma vasta camada de sal. O salar possui inúmeras lagunas (Laguna Chaxa) onde se podem ver inúmeros Flamingos na água.

Flamingos na Laguna Chaxa – Deserto do Atacama

Salar Atacama – Deserto do Atacama

As Lagunas do Altiplano (Laguna Miñiques e Laguna Miscanti) são atrações cuja visita é obrigatória. São formadas por uma água límpida e com um azul muito forte, refletindo a cor do céu que praticamente não tem nuvens.  A vista é impressionante, podendo-se fotografar a laguna incluindo os picos gelados das altas montanhas  próximas.

Laguna Miscanti – Deserto do Atacama

Os Geisers do Tatio  ficam cerca de 95 km ao norte de San Pedro ao lado do Vulcão Tatio. O acesso é por uma estrada de rípio muito esburacada. O Tatio é o campo de geisers mais elevado do planeta, ficando a 4300 metros de altitude. Para ver os Geisers ativos, é necessário estar no local entre 6 e 8 horas da manhã. Portanto, os visitantes devem acordar de madrugada em San Pedro para apreciar os Geisers neste horário. Existe uma piscina com água quente onde pode-se tomar banho, portanto informe-se na agencia de turismo a possibilidade de entrar na piscina e leve roupa apropriada. Lembrar que como os Geisers ficam a 2000 metros acima de San Pedro, a temperatura pode ser muito baixa, e portanto deve-se levar agasalho para o frio.

Geisers do Tatio – Deserto do Atacama

Entretanto, aqueles que quiserem tirar uma foto de um dos símbolos do Deserto de Atacama terão que andar um pouco mais, deverão pegar a Ruta 5 até cerca de 70 quilômetros ao sul da cidade de Antofagasta. A uns 500 metros da estrada, ergue-se das areias do deserto uma impressionate  mão esculpida numa gigantesca rocha. Vale a pena parar e tirar uma foto!!

Mão gigante do Deserto de Atacama

 

Texto: José Maria

(Visitado 567 vezes, 1 visitas hoje)

One Response to Deserto do Atacama no Chile

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *