II Regional HOG Rally Parati – Novembro 2008

Foi num dia chuvoso, sexta-feira dia 28 de novembro,  que inúmeros integrantes dos HOGs Chapters paulistas desceram a serra do mar rumo a Parati para participarem do II Regional HOG Rally.

A Pousada do Príncipe, como hotel oficial do evento, sediou o receptivo e atividades do Rally de regularidade. Na noite de sábado, o programa foi o  jantar de premiação do Rally  na  maravilhosa Ilha Kontiki, para onde todos rumaram em Escuna que saiu do cais do porto. Na ilha foi servida uma saborosa Paella e após a premiação todos se divertiram com música do DJ Cappelli.

Igreja Santa Rita dos Pardos

No tempo livre os participantes do evento puderam passear pelas atrações de Parati. Povoada entre 1533 e 1560, somente em 1667 a cidade de Parati teve sua emancipação política decretada pelo rei de Portugal, tornando-se uma vila independente de Angra dos Reis. A cidade já foi sede do mais importante porto exportador de ouro do Brasil, durante o período colonial. Após a abertura do Caminho Novo da Estrada Real, Parati passou por um período de estagnação, o que ajudou a conservar intacto o casario colonial do Centro Histórico. Atualmente, a cidade é um dos destinos turísticos mais procurados do país.

Pelas ruas de pedra irregular circulam a pé – a entrada de veículos é proibida – turistas do mundo inteiro, atraídos pela beleza da arquitetura típica do Brasil Colônia. As casas históricas foram adaptadas e hoje abrigam charmosas pousadas, inúmeros restaurantes, lojas de artesanato e museus.

O que ver em Parati

Ilha Kontiki que sediou a Festa de Premiação do Rally

Entre os monumentos e atrações turísticas, destacam-se:

  • Igrejas – Santa Rita dos Pardos (cartão postal de Parati), Nossa Senhora das Dores e Nossa Senhora dos Remédios (Matriz).
  • Antiga Cadeia Pública – atualmente sedia a Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes do município e o Instituto Histórico e Artístico de Paraty.
  • Forte Defensor Perpétuo e Casa da Pólvora – o forte abriga o Centro de Artes e Tradições Populares de Paraty.
  • Passeio de Escuna – o imperdível passeio tem duração de aproximadamente cinco horas, as escunas fazem quatro paradas em diferentes praias ou ilhas, oferecem bebida e comida a bordo e partem do cais entre 10:00h e 12:00h.
  • Trindade – a Vila de Trindade possui algumas das praias mais bonitas de Parati além de cachoeiras e piscina natural. Para conhecer todas essas belezas naturais é necessário um dia inteiro. A vila tem inúmeros restaurantes simples onde servem-se frutos do mar pescados no mesmo dia.
  • Estrada Real – na subida da Serra do Mar, rumo a cidade de Cunha/SP, o antigo Caminho do Ouro pode ser visitado onde enormes pedras centenárias servem de leito para a estrada por onde os mineiros traziam o ouro das Minas Geraes.

A cidade de Parati é famosa também pela rede gastronômica, entre os seus diversos restaurantes destacamos:

  •  Café Paraty – com culinária Portuguesa, é um  tradicional restaurante da cidade, com mais de 20 anos de existência. A noite tem apresentações musicais de excelente qualidade.
    Rua do Comércio, 253 (Centro Histórico)
  • Punto Divino – culinária Italiana, em um ambiente descontraído com boas opções de massas e pizzas.
    Rua da Matriz, 129 (Centro Histórico)
  • Restaurante Refúgio – culinária Regional,  localizado de frente ao cais de Paraty, possui com vista imperdível.
    Praça da Bandeira, 1 (Centro Histórico)
  • Restaurante Ilha Kontiki – uma extraordinária ilha tropical com exuberantes jardins, banhada pelas tranqüilas, transparentes e acolhedoras águas da baia de Parati. Pelas trilhas na orla da ilha, se tem acesso a decks com uma belíssima vista de Parati emoldurada pela floreta tropical. O Restaurante Kontiki está aberto para o público com um menu à la carte completo e serviço de bar nos feriados.
    Reservas e Informações: (024) 3371-1666 e (024) 7834 1524 (www.ilhakontiki.com.br )
  • Sushi Barko – almoço ou Jantar a bordo de uma escuna com decoração típica para grupos de no mínimo 06 e no máximo 14 pessoas. O almoço inclui mini passeio até ilhas próximas. No jantar a escuna fica ancorada de frente para a bahia de Parati com uma vista noturna privilegiada da cidade. São servidos Sushis, incluindo: missoshiru, guiozza, yakisoba, sashimi de peixe branco, atum e salmao, sushis e makimonos variados à vontade. Informações e reservas pelo telefone: (024) 8112-5489 (www.temporadaparaty.com )

______________________________________________________________________________
Texto: José Maria

(Visitado 400 vezes, 1 visitas hoje)

Postar sua mensagem