Reflexos de Campinas
Com origens remotas como bairro rural da Vila de Jundiaí, o bairro da freguesia de Nossa Senhora da Conceição (1774) se transformou em poucas décadas, na Vila de São Carlos (1797). Com forte presença da cultura cafeeira, a Vila de São Carlos cresceu e transformou-se na cidade de Campinas em 1842.
História de Campinas
A fama de “princesa do oeste” foi devido a sua posição geográfica e à riqueza proporcionada pela economia cafeeira na Província de São Paulo. A cidade teve um grande crescimento nas últimas décadas do século XIX e no início do século XX.
A industrialização veio nos anos 30, após a crise da economia cafeeira. Nos anos 60 foram construídos centros de educação, pesquisa e tecnologia, como a Universidade Estadual de Campinas (1966), o Instituto de Tecnologia de Alimentos (1969) e o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (1976).
Atrações de Campinas
Hoje a cidade de Campinas é o maior pólo tecnológico da América Latina, abrangendo uma Região Metropolitana com 19 municípios e uma população de 2,8 milhões de habitantes. A cidade possui inúmeros atrativos, entre os quais:
- PARQUE PORTUGAL
Parque com uma área de 33 alqueires destinados ao lazer, contando com a lagoa, bosques , pedalinhos, linha com bonde antigo, quadras poliesportivas, pistas de aeromodelismo, balneário e piscinas abertas ao publico. No interior do parque fica a famosa concha acústica com auditório Beethoven, o Kartódromo e a replica da caravela de Pedro Álvares Cabral.
- BOSQUE DOS JEQUITIBAS
Reserva Florestal com cerca de 2 alqueires com Quiosques, Lanchonetes, Zoológico , Museu de Historia Natural, Aquário Municipal e um Teatro especializado em apresentação de peças infantis.
- OBSERVATORIO MUNICIPAL
Localizado nas montanhas do distrito de Joaquim Egídio desde 1976, o Observatório Municipal “Jean Nicolini” abre para visitação publica aos domingos, das 17h00 as 21h00 horas, e os visitante podem observar o céu por telescópios.
- ESCOLA PREPARATORIA DE CADETES DO EXERCITO
Prepara jovens para o ingresso na Academia Militar das Agulhas Negras. Com capacidade para 500 alunos, em um prédio cor de rosa, a escola oferece visitação publica com agendamento.
- CATEDRAL METROPOLITANA
A construída entre 1807 e 1883, é considerado o maior templo em Taipa de Pilão do mundo. Obra do arquiteto Cristovan Bonini com acabamento de Francisco de Paula Ramos Azevedo. O interior tem acabamento em cedro vermelho em estilo barroco brasileiro, feito por vários artistas entre os quais Vitoriano dos Anjos. A Catedral esta aberta ao publico todos os dias das 07h00 as 18h00.
- CENTRO DE CONVIVENCIA CULTURAL
Projeto do arquiteto Fabio Penteado, funciona na sua parte externa como Teatro de Arena com capacidade para 5.000 pessoas. O interior abriga um teatro com capacidade para 500 pessoas e galerias para exposições de arte.
- FEIRA DE ARTE E ARTESANATO E ANTIGUIDADES: realizada nos sábados e domingos, no entorno do Centro de Convivência Cultural, a feira reúne artesões, artistas, antiquários e barracas de comida típica.
- PALÁCIO DOS AZULEJOS
Construído em 1878 pelo Barão de Itatiba, o prédio abriga o Museu da Imagem e do Som.
- MERCADO MUNICIPAL
Construído em 1907, o Mercadão tem uma área de 2.130 m2 com 143 boxes. O prédio foi tombado pelo CONDEPACC em 1982, sendo um marco de referência da cidade.
- PARQUE ECOLÓGICO MONSENHOR EMÍLIO JOSÉ SALIM
Com uma área de 110 hectares, o parque nasceu a partir do projeto paisagístico de Roberto Burle Marx, visando preservar e recuperar os valores arquitetônicos e paisagísticos da antiga área pertencente á Fazenda Mato Dentro.
- MARIA FUMAÇA – ESTAÇÃO ANHUMAS
Passeio turístico até a cidade de Jaguariuna em vagões antigos puxados por locomotivas a vapor, pela antiga Cia. Morgiana de Estrada de Ferro. A viagem permite vislumbrar a bela paisagem da zona rural da região. O passeio acontece Sábado às 10h10 e às 15h10.
- MONUMENTO TÚMULO A CARLOS GOMES
Carlos Gomes nasceu em Campinas em 1836, foi autor de várias óperas, entre as quais “O Guarani”. O compositor morreu em 1896 e seu corpo foi enterrado neste monumento-túmulo em 1905.
- MONUMENTO DAS ANDORINHAS
Executado pelo escultor Lélio Coluccini em 1957, o monumento em bronze e granito mostra um grupo de andorinhas em pleno vôo, em bronze sobre granito.
Reflexos de Campinas
Neste artigo mostramos o lado fotogênico da cidade de Campinas, com belas fotografias de parques e distritos da cidade e região.
Bairro Nova Campinas, com o Templo Mormon e a Serra das Cabras no Horizonte
Campo de Girassóis em Holambra
Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim
Restaurante Villa Antiga (Alphavile)
Corujas no Bosque dos Jequitibás
Centro de Convivência Cultural
Lua sobre o bairro Nova Campinas
Estação Marupiara em Joaquim Egídio
Vista noturna da Avenida Moraes Sales
(Visitado 1.100 vezes, 1 visitas hoje)