XI National HOG Rally Tiradentes – Maio 2008

A pequena cidade de Tiradentes foi sacudida no no feriado de 1 de maio de 2008 pela chegada das poderosas motocicletas Harley Davidson para o XI National HOG Rally. A Pousada Pequena Tiradentes, como hotel oficial, centralizou todas as atividades do evento: receptivo, a saída/chegada do Rally de regularidade, desfile de Motorclothes, Cocktail, Show dos Titãs e  Jantar de Premiação do Rally. Como o número de participantes  foi grande, inúmeros outros hotéis e pousadas acolheram os participantes do encontro.

HOG Rally

O Rally incluiu além de passagem com as pesadas Harleys pelas ruas com piso de pedra irregular do centro de Tiradentes, também trechos da Estrada Real. Abaixo a medalha que ganhamos no Rally.

HOG RAlly Tiradentes

Tiradentes é  um dos centros históricos de arte barroca mais bem preservados do Brasil, daí a sua importancia  turística.  Na metade do século XX, foi considerado patrimônio histórico nacional tendo suas casas, lampiões, igrejas, monumentos e demais partes recuperadas.  As participantes do evento aproveitaram o tempo livre para conhecer os principais monumentos:

  • Matriz de Santo Antônio – construída em 1710 é a segunda igreja do Brasil com mais ouro em seu interior, sendo considerada uma das mais belas construções barrocas do país. No interior do templo há um órgão datado de 1788, considerado um dos quinze mais importantes do mundo.

HOG Rally Tiradentes 2008

  • Casa do Padre Toledo – hoje Museu Padre Toledo, sua construção é do final do século XVIII, com esquadrias em cantaria lavradas, sete forros pintados, destaca-se aquele que representa os cinco sentidos, com figuras da mitologia grega. Nesta casa morreu Padre Toledo, um dos cabeças da Inconfidência Mineira. Foi um dos locais onde os incofidentes se reuniam em 1789.
  • Chafariz São José – no início da ladeira que leva à Igreja Matriz, localiza-se um bonito chafariz, construído em 1749 para abastecer a então vila com água potável, também era utilizado para lavagem de roupa e para bebedouro de animais, principalmente cavalos. Possui um aqueduto construído pelos escravos da época, que traz a água de uma nascente a 1 quilômetro de distância, o chafariz está em funcionamento até hoje.
  • Maria Fumaça – a Estrada de Ferro Oeste de Minas que atualmente liga São João del-Rei a Tiradentes foi inaugurada em 1881 com a presença do Imperador Dom Pedro II, funcionando ininterruptamente até hoje.  A Estrada de Ferro já possuiu 720 quilômetros, mas hoje somente o trecho de 12 quilômetros que liga São João del-Rei a Tiradentes está em funcionamento. Os trens partem nas Sextas, Sábados, Domingos e feriados são 10h e 15h de São João del-Rei e 13h e 17h de Tiradentes.

A cidade é famosa pelo alto nível dos seus restaurantes onde pode-se saborear diversos tipos de comida, indo da deliciosa mineira à culinária internacional. Alguns restaurantes:

  • Restaurante Atrás da Matriz
    Rua Santíssima Trindade, 201 – Centro Histórico
  • Restaurante Tetro da Villa
    Rua Padre Toledo, 157 – CEntro Histórico
  • Restaurante Via Destra
    Rua Direita, 45 – Centro Histórico
  • Restaurante Traga Luz
    Rua Direita, 52 – Centro Histórico
  • Restaurante Pau de Angú
    Estrada Real (Tiradendes-Bichinho, km 3)
  • Restaurante Maria Fumaça
    Estação Ferroviária, próximo à Estrada Caixa D´Agua

Além da visita aos monumentos, alguns se aventuraram pelas inúmeras lojas de artesanato do centro histórico. Outros pegaram suas motos visitaram cidades turísticas visinhas como São João de Rei (peças de estanho), Resende Costa (redes, toalhas, etc.) e Prados (esculturas de madeira).

______________________________________________________________________________
Texto: José Maria

(Visitado 506 vezes, 1 visitas hoje)

Postar sua mensagem