Lugares Instagramáveis

Ruinas da Capelinha em Holambra

Mas afinal o que é um lugar instagramável… se você procurar no Google em português vai encontrar poucos resultados! Mas, entretanto, se fizer a procura em inglês encontrará para “Instagrammable Paris” mais de 1 milhão de resultados ou “Instagrammable Tuscany” mais de 500mil resultados… Com certeza, em breve esta tendência mundial também será uma forte tendência aqui no Brasil!

Trocadero, Paris

Resolvemos fazer esta postagem para esclarecer sobre essa tendência voltada para o turismo e para a moda. Algo Instagramável ou um lugar Instagramável deve ter um apelo visual diferenciado e marcante… As pessoas ao ver uma foto devem ter vontade de ir no lugar e fazer uma foto também. Lugares Instagramáveis são uma tendência muito forte para os próximos anos e deve potencializar o turismo para estes lugares.

Boca a boca Digital

Normalmente, o boca a boca “digital” é que garante o sucesso de um lugar instagramável… o universo digital potencializa esse conceito com pessoas postando uma foto e outras pessoas gostando do que viram compartilham, curtem e se engajam… assim o lugar instagramável se espalha na redes sociais!  Estudos mostram que uma pessoa no mundo físico  influencia diretamente 10 a 20 pessoas (ex. amigos, parentes,etc.)… No mundo digital influenciam centenas de pessoas, inclusive quem não as conhecem pessoalmente.

Veneza, Itália

Nas Redes Sociais a experiência de vida das pessoas é valorizada através de imagens e histórias postadas que, quando agradam, se espalham na rede. As postagens ajudam as pessoas a contarem as suas histórias e experiências para os outros, de forma mais impactante e com certa filtragem em relação à vida real. Entretanto, quando as postagens são bem feitas com fotos impactantes em belos locais (lugares instagramáveis) ocorre o boca a boca “digital” com as outras pessoas se interessando, compartilhando, curtindo e engajando.

Atualmente o número de fotos postadas nas redes sociais é gigantesco. Os fabricantes de celulares estão disponibilizando cada vez mais aparelhos com alta qualidade na câmera como apelo para aumentar as vendas. Tudo isso porque as pessoas amam postar fotos em suas Redes Sociais!

Lugares instagramáveis

São locais ou ambientes que despertam o interesse nas pessoas para fotografarem e compartilharem no Instagram e em outras redes sociais. A palavra “instagramável” ainda não consta dos dicionários da língua portuguesa, mas nos últimos meses tem se tornado muito conhecida na língua inglesa “instagrammable”. Um lugar instagramável é um lugar que todos apreciam e tem o desejo de se incluir em uma foto e depois postar esta foto… ficando em seguida curtindo o engajamento resultante da postagem!  Pode ser a Torre Eiffel, a Pirâmide do Louvre, uma Gôndola de Veneza, um momento de um show… pode ser tudo que seja bonito é seja bom para ser fotografado!

Pirâmides do Egito
Prirâmides de Gizé

As redes sociais tornaram as viagens mais “invejáveis”. Antigamente visitávamos a casa dos amigos para ver as fotos de suas viagens, atualmente vemos em tempo real as viagens dos nossos amigos diretamente nas redes sociais.

Look Instagramável!

Atualmente os estilistas planejam suas coleções considerando não apenas aspectos de uso, corte ou tecido, mas levam em consideração as potencialidades da roupa em serem fotografadas  e compartilhadas no Instagram e em outras redes sociais. Em setembro de 2018, a revista Veja publicou um artigo sobre pessoas que compram roupas de grife com o objetivo de serem fotografadas e postarem as fotos nas Redes Sociais, ou seja elas se consideram “instagramáveis” em suas roupas de grife!  Artigo diz que essas pessoas tem conseguido um grande engajamento nas Redes Sociais,  obtendo, sem custo,  mais seguidores do que as grifes.

Portanto, ao fazer suas fotografias cuide do seu Look… pense na paleta de cores considerando as cores existentes no local e, principalmente, as cores que o seu par estiver usando!

Como escolher um lugar Instagramável?

Com certeza todo ponto turístico famoso é um lugar instagramável, como por exemplo a Torre Eiffel. Entretanto, lugares que não são pontos turísticos nem são famosos podem, num determinado momento efêmero, apresentar algo raro (difícil de encontrar similiar!) e se tornarem naturalmente lugares instagramáveis.

Campo de Girassois

Como exemplo temos um lindo campo com Girassóis… o mesmo campo sem Girassóis não é ponto turístico nem tampouco é famoso. Ao ter Girassóis plantados o campo passa a ser efêmero pois após 2 semanas da florada os Girassóis secam e são colhidos… os campos de Girassóis são também raros, pois nem toda época do ano e nem todos os campos são propensos ao plantio de Girassóis! Portanto, passou em frente de um belo campo de Girassóis, aproveite e tire uma bela foto para postar nas redes sociais… você vai fazer sucesso!

__________________________________________________________
Texto: José Maria

(Visitado 621 vezes, 1 visitas hoje)

Postar sua mensagem