Visitamos neste feriadão a Gruta do Anjo na cidade de Socorro, SP. A cidade fica a 130 km de São Paulo, sendo considerada uma cidade turística com foco em esportes de aventura, rafting, cachoeiras, etc.
A Gruta do Anjo é formada pelos túneis abertos na rocha por uma antiga mineradora que funcionou no local até 1995. A água que nasce na gruta forma uma piscina com águas límpidas com uma profundidade de cerca de 4 metros e uma área total de cerca de 3 mil metros quadrados. O reflexo da luz na água límpida tem uma cor verde esmeralda cuja tonalidade depende do angulo de incidência da luz (hora do dia) e da profundidade do local. Existem inúmeras carpas que tornam o lago da gruta ainda mais bonito.
Já havia algum tempo que planejávamos ir à Gruta do Anjo para conhecer o local, analisar as condições de acesso, de iluminação e fazer um ensaio fotográfico. Sabíamos que o local tem um grande potencial para belíssimas fotos, visitando os diversos sites na internet que falam da gruta.
Escolhemos a sexta-feira de um feriadão municipal da cidade de Campinas para pegarmos o local tranqüilo sem excesso de turistas. O acesso à gruta é feito através da Pousada do Anjo, onde é cobrado o ingresso de R$25,00/pessoa. Após pagar o ticket continuamos por uma estradinha muito íngreme até a gruta, onde carros baixos podem ter dificuldades para subir. O estacionamento fica praticamente na entrada da gruta.
Além da câmera fotográfica, levamos tripé e flash para podermos nos adequar às condições de luz do local. Ao analisar os locais ideais para fotos no interior da gruta verificamos que seria impossível fazer fotos sem Flash em alguns pontos de interesse. Voltamos ao carro e buscamos o tripé e o Flash. Após algumas medidas de luz decidimos usar ISO entre 200 e 500 com abertura f/5,6 e velocidade entre 1/60s e 1/125s. Ajustei a potência do flash para uma boa exposição com os ajustes acima. Como não havia levado modificadores, o flash foi apontado diretamente para a modelo o que ocasionou sombras mais duras, talvez o ideal seria ter levado uma sombrinha refletora para suavizar as sombras.