O paraíso de Fernando de Noronha!

Fernando de NoronhaDesta vez, eu e a Imaculada decidimos não participar do HOG Rally de Florianópolis e fomos curtir o feriado de primeiro de maio (meu níver!) no arquipélago de Fernando de Noronha… O arquipélago pertence ao estado de Pernambuco, sendo formado por 21 ilhas com uma área de 26 km². A ilha principal tem 17 km² e fica a 545 km do Recife e a 360 km de Natal. Em 1988, cerca de 8 km² da área total do arquipélago foi declarada Parque Nacional possibilitando a proteção da fauna e flora existentes, incluindo os golfinhos rotadores e tartarugas marinhas.

Praia da Conceição

Praia da Conceição

A Vila dos Remédios, que fica no centro geográfica da ilha principal do arquipélago, é o único núcleo de povoamento com apenas 2100 habitantes. No povoado  existem inúmeras pequenas pousadas familiares, lojas de artesanato e restaurantes. A maioria das ruas de Noronha é de terra, existindo somente uma estrada com 7 quilômetros de extensão (BR-363) que liga o porto ao norte da ilha à Baía do Sueste.

Antes de se tornar um paraíso para o turismo nos dias atuais, o arquipélago abrigou um presídio que funcionou de 1737 a 1942, sendo que a partir de 1938 abrigou presos políticos do Estado Novo.

Fomos para Fernando de Noronha  utilizando milhagens na parte aérea e, portanto, não contratamos  pacote de turismo de uma operadora.  Tivemos portanto que fazer as reservas de vôo,  hotel, pagar as taxas de turismo, pagar o translado na chegada e na saída ilha. Reservamos 5 dias para conhecermos os inúmeros atrativos naturais do arquipélago, acreditamos que este número de dias seja ideal!

Pousada Solar dos Ventos com Baía de Sueste ao fundo

A vantagem de nós mesmos termos feito as reservas é que pudemos escolher uma belíssima pousada na baía de Sueste (Pousada Solar dos Ventos) ao invés de ficar nas pequenas pousadas familiares onde normalmente as operadoras de turismo acomodam seus clientes. Uma pousada familiar é um estabelecimento que funciona de forma agregada a uma residência de um morador da ilha com poucos quartos e que a própria família toma conta dos serviços. Geralmente essas pousadas são simples,  mas o serviço é atencioso e são muito limpas.

Como dica, é muito importante você  ficar em uma pousada “bem localizada”, onde bem localizada deve ser entendido como uma pousada que tem naturalmente uma bela vista e uma localização privilegiada  próximo de alguma bela praia…Por incrível que pareça não existem muitas opções de pousadas deste tipo em Fernando de Noronha! A maioria das pequenas pousadas familiares  ficam na Vila dos Remédios que fica  localizado no meio da ilha, portanto sem grandes possibilidades de vista para belas praias.

Mirante com a Baía dos Porcos ao fundo

A Bahia de Sueste possui muito poucas pousadas, todas charmosas e muito confortáveis. Nós ficamos hospedados ao lado da famosa Pousada Maravilha,  em um aconchegante chalé da  pousada Solar do Ventos com uma vista cinematográfica da Baía do Sueste.

Uma outra dica é alugar um Bugre para você ter liberdade de locomoção na ilha. O valor da diária gira em torno de R$150,00 reais. Com a liberdade de um Bugre, pudemos  acordar cedo  e ir ver os golfinhos rotadores e a desova das tartarugas marinhas curtindo o nascer do sol nas praias da parte leste da ilha e no final da tarde fomos para inúmeras praias da parte oeste da ilha  para curtir o maravilhoso e romântico pôr do sol…

Existem inúmeras opções de  trilhas e caminhadas em Fernando de Noronha, algumas feito no interior do parque devem ser feitas com  orientação e fiscalização do IBAMA. Preferimos não fazer todas as caminhadas abaixo, optando por ir de Bugre até as praias e completar o passeio com pequenas incursões nas trilhas adjacentes às praias:

  • Caminhada Praia da Conceição ao  Mirante dos Golfinhos: longa trilha com inicio na Praia do Cachorro, cruzando as praias do Meio, Conceição, Boldró, Americano, do Bode e Cacimba do Padre, Baía dos Porcos e, finalmente, através de uma bela trilha até a enseada da praia do Sancho onde tem um mirante para observação de Golfinhos.
  • Caminhada Mirante dos Golfinhos até a Praia Cacimba do Padre: a partir da BR-363, por uma pequena trilha, chega-se  ao Mirante dos Golfinhos de onde seguindo por uma trilha de fácil percurso, chega-se ao famoso mirante da Baía dos Porcos, o mais famoso cartão postal de Fernando de Noronha.
  • Caminhada para a Praia do Leão e Praia do Sueste: trilha de fácil acesso até a  Praia do Leão, onde em determinadas épocas do ano ocorre a desova das tartarugas marinhas. Continuando a trilha, chega-se ao mirante da Ponta das Caracas e finalmente à  belíssima  Baía do Sueste.
  • Caminhada Histórica:  pela Vila dos Remédios incluindo as ruínas do antigo presídio e Igreja de Nossa Sra dos Remédios e passando por 3 belas praias.

Baía do Sancho

Além de visitar as diversas praias de Bugre fizemos passeio de barco organizado por empresa local até várias praias, incluindo  a  Baía dos Porcos. É muito importante  que você também por trilha até o mirante na baía do Sancho para tirar a foto no ângulo mais famoso da baia dos Porcos com as duas pequenas ilhas “Dois Irmãos”, que é o cartão postal mais conhecido de Fernnado de Noronha.

Baía dos Porcos e os morros Dois Irmãos

Como  programa noturno  procure jantar cada dia em um restaurante diferente. Outro programa noturno  é assistir as excelentes palestras na sede do IBAMA, sede do Projeto Tamar, onde se pode comprar belas camisetas ao mesmo tempo que se ajuda a preservação das tartarugas. Logo após a palestra do IBAMA uma opção é um agito num forró no Bar do Cachorro.
______________________________________________________________________________
Texto: José Maria

(Visitado 815 vezes, 1 visitas hoje)

Postar sua mensagem