Cerejeiras em Campos do Jordão

Florada de Cerejeiras em Campos do Jordâo

Quem visita Campos do Jordão no final do mês de julho e início de agosto é surpreendido pela bela florada de cerejeiras espalhadas pela cidade. Inclusive no centrinho de Capivari o turista ficará deslumbrado com as árvores rosadas espalhadas pelo calçadão!

Campos do Jordão é uma cidade linda, mas durante a florada das cerejeiras fica ainda mais bela! Além das cerejeiras no calçadão de Capivari o turista precisa ir ao Parque das Cerejeiras, localizado nas proximidades do Portal da cidade. No Parque das Cerejeiras, a concentração e proximidades das árvores de cerejeiras tornam mais espetacular a florada.

História

A plantação das primeiras cerejeiras em Campos do Jordão se deu em 1936, trazidas do Japão por imigrantes japoneses que contavam com a boa adaptação das árvores ao clima mais frio da serra da Mantiqueira. A espécie plantada em Campos do Jordão, a Okinawa, tem uma vantagem em relação a outras espécies de Cerejeiras pois florescem precocemente no inverno e tem uma duração de florada mais longa (cerca de 30 dias), ao contrário das demais que tem um ciclo de florada muito fugaz de apenas duas semanas.

Cerejeiras de Campos do Jordâo

Parque das Cerejeiras

O famoso Parque das Cerejeiras fica localizado no Bosque São Francisco Xavier próximo ao Portal da cidade de Campos do Jordão. O parque tem uma área de cerca de 2.500 m² com mais de 400 árvores de cerejeiras e estacionamento gratuito para veículos. Além das árvores o turista poderá andar por alamedas com inspiração japonesa com pórticos e jardins típicos além de pontes japonesas e quiosque com estátua do Buda. A vista da parte mais alta do parque possibilita uma visão de todas as árvores da área do parque.

Os visitantes podem entrar com alimentos para fazer picnics no Parque das Cerejeiras. Podem também entrar na área do parque com animais domésticos que devem ficar com coleira e guia no interior do parque. O visitante deve cuidar para que a sujeira gerada pelo seu Pet seja removida do interior do parque.

Festa das Cerejeiras

A Festa da Cerejeira acontece a mais de 50 anos em alguns finais de semana dos meses de julho e agosto nas dependências do Parque das Cerejeiras. A data da festa é definida para coincidir com o ápice da florada. Entretanto como a florada pode variar de ano para ano devido às condições climáticas, os interessados devem se informar antecipadamente sobre o calendário da festa. A festa conta também com apresentações artísticas de musica e dança, comidas típicas japonesas, artesanato e produtos típicos.

O Parque das Cerejeiras fica aberto todos os dias (exceto às terças), das 9:00 às 16:00. O ticket de entrada no parque é de R$ 20,00 por pessoa com desconto de 50% para estudantes e maiores de 60 anos. Veja mais informações no site do evento.

Parque das Cerejeiras Vila Albertina
Av. Tassaburo Yamaguchi, 2.173 – Vila Albertina
Campos do Jordão – SP
Horário: 9:00hs às 16:00hs (fechado às terças-feiras)
Telefone: (12) 3662-2911

_______________________________________________________________________
Texto e Fotos: José Maria

(Visitado 44 vezes, 1 visitas hoje)

Postar sua mensagem