Não há certo ou errado na degustação de vinhos, se trata apenas de encontrar vinhos para se desfrutar com prazer! Dito isto, seguem 7 dicas básicas que ajudarão você a avaliar um vinho para ver se ele atende às suas preferências.
1. Após abrir a garrafa analise a rolha de cortiça, verifique o seu aspecto pois a rolha pode sofrer ataques de fungos e bactérias liberando substâncias que podem alterar o sabor do vinho.
2. Começe com uma taça clara própria para vinhos. A borda deve ser curva para dentro, para ajudar a canalizar os aromas ao nariz e permitir ser girada sem derramar.
3. Após abrir a garrafa, coloque um pouco de vinho na taça, cerca de um dedo é suficiente.
4. Observe a cor do vinho, para isso segure a taça ligeiramente inclinada sob um fundo branco, como um guardanapo branco. A cor pode dar uma pista sobre a idade do vinho. Os vinhos brancos em geral, ganham cor à medida que envelhecem. Os vinhos vermelhos perdem a cor. Portanto, os vinhos tintos jovens são mais vermelhos, enquanto os vinhos mais velhos tendem a ser menos escuros.
5. Agite a taça com o vinho algumas vezes em um movimento circular segurando a sua haste. Isto é feito para ventilar os vapores do vinho e possibilitar que se cheire o vinho com o nariz na borda da taça. Como o charme de um vinho está em seu cheiro, esse procedimento é muito importante. Os vinhos têm aromas característicos das uvas de que são feitos, tais como: Chardonnay, Cabernet Sauvignon, Carmenere, Tannat, etc. Quanto maior a sua experiência com castas de vinhos, mais fácil será detectar e identificar os aromas característicos dos vinhos.
Seu olfato vai dizer se o vinho é agradável para você, sugerindo cheiros de madeira, baunilha, caramelo, aroma frutado em especial frutas vermelhas, pêssego e até café. Cada vinho tem a sua personalidade própria e isso é que traz a diversão da apreciação do vinho.
6. Agora é hora de provar o vinho. Tome um gole que encha a sua boca e, antes de engolir, deixe que o vinho deslize em sua língua de frente para trás e para os lados. Observe as sensações que você sentir, isso permite uma análise gustativa do vinho. Sinta o quanto o vinho é doce ou não, se é ácido, o tanino (no caso de tintos), a sua leveza, o nível de álcool, suas características varietais, etc.
7. Aprecie o vinho vagarosamente para perceber de forma mais marcante as suas características.
A degustação de vinhos é mais difícil de descrever do que fazer! Beber um bom vinho faz a gente sentir muito prazer, portanto, divirta-se!
Texto: José Maria