Como criar um Blog?

BloggerPlanejo postar neste Blog alguns textos do tipo: Como fazer “alguma coisa”? (Ex. Como escrever e publicar o seu livro? ). O critério que utilizarei para escolher o tema do texto a ser escrito será que  o mesmo  tenha alguma coisa a ver com o tema principal do Blog: “Viver mais a Vida”.

O que tem a ver “Viver mais a Vida” com possuir um Blog?

Diretamente não tem nada a ver! Entretanto, alguém que tenha algum talento ou interesse que lhe proporcione muito prazer e alegria, provavelmente gostaria de interagir com outras pessoas com os mesmos interesses. Caso esta pessoa crie um Blog e inicie a postagem de informações das quais ela tenha conhecimento, por ser uma especialista ou entusiasta no assunto, provavelmente irá atrair o interesse de outras pessoas que compartilham os mesmos interesses. Os visitantes do Blog, irão postar comentários, enviar emails e trocar experiências.

Uma vez que alguém crie um Blog, as atividades que normalmente realiza serão duplamente prazerosas: primeiro porque as atividades por si  já  proporcionam prazer em sua realização e segundo, ao postar no Blog as informações na forma de dica ou ensinamento, este ato de compartilhar a informação se torna uma outra atividade prazerosa (é extrair prazer do prazer!!!).

Como vemos, para algumas pessoas, ter um Blog pode significar aumentar o prazer da vida e portanto pode levar a “Viver mais a Vida”.

O que preciso para abrir um Blog?

Gostar de escreverPrimeiramente você precisa ter algum interesse ou talento que você deseja compartilhar!!! Obviamente, como o conteúdo da postagem se baseia em texto, se você gostar e tiver facilidade para escrever, mais agradável será escrever os textos para o seu Blog.

Caso você já tenha o tema para o seu Blog, você tem inúmeras opções gratuitas para criá-lo na Internet, algumas mais caseiras e algumas mais profissionais. Vou indicar aqui a forma mais simples de abrir um Blog, uma vez que as informações sobre formas mais profissionais fogem do escopo deste Blog (veja mais informações em www.webdesigncare.com.br ).

Criação de um Blog no Blogger

BloggerO Google disponibiliza o Blogger, um espaço onde podem ser criados Blogs por qualquer pessoa, para qualquer finalidade lícita e de forma gratuita.

O primeiro passo para a criação do Blog é entrar no Blogger (www.blogger.com) e iniciar o processo selecionando o botão laranjado “Criar um Blog”. Em seguida você deve preencher os dados solicitados: seu email, nome que aparecerá futuramente no blog abaixo dos seus textos (pode ser pseudônimo!) e senha para voce, como dono do Blog, poder entrar e colocar textos no mesmo.

Escolha do nome para o Blog

O segundo passo é a escolha do nome do seu Blog, ou seja, o nome que vai aparecer no topo da página do Blog quando alguém visitá-lo. Você também tem que escolher o endereço para o Blog, isto é o link que alguém tem que teclar no navegador do computador para ir até a primeira página do seu Blog na Internet (Ex. www.nomeescolhido.blogspot.com ). Observar que no Blogger é adicionado a palavra blogspot logo após o endereço! Atentar também para o fato que o endereço do Blog deve ser curto e criativo tendo a ver com o nome e o conteúdo planejado para o seu futuro Blog. O endereço escolhido não pode já existir no Blogger, portanto quando você digitar um endereço verifique se ele está livre no link “Verificar a disponibilidade”. Se o endereço estiver OK, você será levado para a parte final onde você deve escolher a “aparência” que você deseja para o seu Blog, selecionando o botão na parte de baixo das miniaturas dos temas disponibilizados.

Pronto!!! É só selecionar “continuar” e seu Blog está pronto para voce começar a utilizá-lo, isto é, começar a colocar informações nele tais como textos e fotos!! Os seus acessos futuros para inserir mais informações no Blog deverão ser feitos via endereço  www.blogger.com efetuando login preenchendo o seu email e senha utilizados na criação do Blog.

Bom, agora voce poderá divulgar o endereço www.nomeescolhido.blogspot.com para os seus amigos conhecerem o seu blog. No Blogger, por “default” as informações que voce colocar no seu Blog estarão visíveis para todos os usuários da Internet, inclusive para os mecanismos de procura (Ex. Google). Portanto, caso voce desejar restringir o acesso das pessoas às informações do Blog configure no Blogger as permissões desejadas. Caso desejar, voce poderá até  indicar especificamente as pessoas que poderão acessar o seu Blog!!!.

______________________________________________________________________________
Texto: José Maria

(Visitado 393 vezes, 1 visitas hoje)

Postar sua mensagem