Passeio de barco na Represa Atibainha

Represa AtibainhaA Represa Atibainha faz parte do sistema Cantareira. Juntamente com outras duas represas próximas, são responsáveis por 60% do abastecimento de água da zona metropolitana de São Paulo.

Represa AtibainhaEm 1966 teve início a sua construção e sua conclusão foi em 1974. Hoje ela, juntamente com as demais represas do sistema Cantareira, garante água de excelente qualidade para mais de 10 milhões de habitantes. A Represa é formada pelo represamento do Rio Atibainha, a 787 metros de altitude, tendo uma capacidade de vazão de cerca de 4 mil litros por segundo. Seu reservatório comporta um volume de água de mais de 300 hm3 e abrange uma área de 305 Km2.

DSC03939p

Esportes Náuticos na Represa Atibainha

Hoje as suas águas cristalinas são muito procuradas para a prática de pesca e esportes náuticos como o wind-surf, a vela, o esqui e passeios de lancha.

É possível também contornar inteiramente as margens da represa de bicicleta ou motocicleta em um passeio por uma pitoresca estrada de terra com cerca de 50 km de extensão.

Inúmeros condomínios, restaurantes e marinas, que fornecem infra-estrutura de apoio para o turismo na represa, se desenvolveram nas suas margens.

Passeio de barco

DSC03975p

Viaduto da Via Dom Pedro sobre a Represa Atibainha

Desde 1980 eu e a Imaculada convivemos com a bela paisagem da represa vista a partir da estrada, quando cruzamos de carro ou de moto os imponentes viadutos sobre a represa, rumo ao litoral ou vale do Paraíba.

Neste último fim de semana, pude saciar o desejo de conhecer mais intimamente as partes escondidas desta maravilhosa represa. Um casal de amigos, Toninho e Silvia, nos convidaram para passar o domingo na represa em seu barco. Fomos de motocicleta de Campinas até a marina nas margens da represa, onde saímos no barco para passear.

Foram momentos muito agradáveis na companhia dos nossos amigos. Visitamos partes intocadas da mata que circunda a represa.

Fomos até a cachoeira de um rio com partes subterrâneas que trás água da represa de Piracaia. Este rio foi construído com o objetivo de controlar o nível das águas da represa Atibainha, que faz parte do sistema Cantareira.

DSC03968p

Água cristalina e mata exuberante

Paramos em pequenas enseadas para curtir a natureza, conversar, tomar cerveja gelada acompanhada de saborosos petiscos. O tempo colaborou com um céu azul e a temperatura estava muito agradável.

No início da tarde almoçamos com nossos amigos na marina de apoio onde havia um bom número de barcos, jetskis e pessoas aproveitando o sol do feriadão.

Após o almoço, nos despedimos dos nossos amigos e rumamos para Campinas de motocicleta.

DSC03979p

Almoço na marina

O tempo estava bastante quente, mas a viagem de retorno foi muito agradável, visto que sentados numa motocicleta podemos regular facilmente a climatização no acelerador e com isso controlar a velocidade da brisa passando…

Ver mapa da Represa Atibainha

 

______________________________________________________________________________
Texto: José Maria e Imaculada

(Visitado 1.659 vezes, 1 visitas hoje)

Postar sua mensagem